Irei enumerar para ser mais didático e para que você siga os passos aqui descritos:
1 – Comunique seu banco imediatamente que foi vítima de golpe do PIX, informando todos os dados e peça o bloqueio por prevenção;
2 – Entre em contato com o banco da conta que foi enviado o dinheiro e informe que foi vítima de golpe, indicando os dados que foram lhe passados para fazer o PIX;
3 – Registre um Boletim de Ocorrência urgente, dando todos os detalhes da operação;
4 – Contrate um advogado especialista, ele pode recuperar seu dinheiro.
Esses seriam os passos, porém vamos a algumas dicas práticas:
Por que você pode recuperar seu dinheiro? Bom, segundo regras do BACEN, os bancos devem, ao serem notificados, seguir um protocolo chamado “Mecanismo Especial de Devolução” e bloquear o valor por 72 horas. Por esse motivo você deve seguir os passos acima imediatamente.
Recomenda-se, também, que registre uma reclamação no portal www.consumidor.gov; muitos Juizados Especiais solicitam a prévia reclamação. Também recomendo revisar suas configurações de acesso da conta bancária e seu limite PIX se for o caso.
Se você fez o PIX por ter visto anúncio de um “suposto” amigo ou conhecido, informe ele ou ela imediatamente.
Desconfie sempre que alguém lhe pedir dinheiro, entre em contato com a pessoa imediatamente, seja pelo WhatsApp ou outro meio para comprovar quem está falando contigo e denuncie imediatamente em caso de golpe.
Espero ter ajudado e fiquem ligados que logo virão outras dicas como esta.
André Vinicius Costa Pessoa
OAB/SC 37.288
OAB/PR 116.299